Conheça Nossas Sugestões em produtos para sua Saúde e bem Estar... Eu Quero !
Cozinhar com óleo zero: benefícios e como fazer
O cozimento sem óleo é uma técnica que permite cozinhar alimentos vegetarianos e não vegetarianos sem qualquer vestígio de óleo ou ghee. Conheça todos os benefícios para a saúde.
Você já experimentou provar o óleo de cozinha? Não tem absolutamente nenhum sabor. Mas ainda acreditamos que é o óleo que adicionamos à nossa comida que a torna saborosa. Cozinhar sem óleo, ou cozinhar mesmo sem uma gota de óleo de cozinha, ghee ou manteiga, é uma nova tendência que vem ganhando força recentemente.
Cozinhar sem óleo é uma abordagem revolucionária que promete refeições deliciosas e saudáveis, sem sacrificar o sabor e é super saudável. Você precisa dominar a técnica certa e pode preparar qualquer coisa sem sequer tocar na garrafa de óleo de cozinha na prateleira da cozinha. Continue lendo para saber como cozinhar com zero óleo, em quais utensílios investir e como essa técnica de cozimento vai te deixar mais saudável.
O que é cozinhar com óleo zero?
Cozinhar com zero óleo refere-se à preparação de alimentos sem a adição de óleos ou gorduras. “Este método de cozimento depende de alternativas como cozinhar no vapor, ferver, grelhar, assar ou usar panelas antiaderentes para evitar que os alimentos grudem”, explica o nutricionista Kejal Shah. Especiarias, ervas e outros sabores naturais são frequentemente usados para realçar o sabor, tornando os alimentos nutritivos e saborosos sem a necessidade de óleo.
O óleo é ruim para você?
Embora alguns óleos sejam mais saudáveis que outros, o consumo excessivo de qualquer óleo pode ter efeitos negativos na saúde:
1. Ganho de peso
Os óleos são ricos em calorias, com 1 grama de gordura fornecendo 9 calorias. O consumo regular de alimentos ricos em óleo pode contribuir para o ganho de peso, especialmente se você não praticar o controle das porções. Um estudo, publicado na revista Advances in Nutrition, lista o óleo de amendoim como aquele que pode facilmente fazer você ganhar peso. O estudo também afirma que há muito poucas evidências que sugiram que qualquer tipo de óleo possa ajudar a reduzir peso.
2. Saúde do coração
As gorduras saturadas, encontradas no óleo de coco, no óleo de palma e em algumas gorduras animais, podem aumentar o colesterol LDL (colesterol ruim), aumentando o risco de doenças cardíacas. As gorduras trans, presentes em óleos parcialmente hidrogenados, são particularmente prejudiciais. Eles têm colesterol LDL e diminuem o HDL (colesterol bom), aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Embora óleos como azeite e linhaça contenham gorduras saudáveis (monoinsaturadas e poliinsaturadas), eles ainda devem ser consumidos com moderação. Porém, se for necessário usar óleo de cozinha, verifique os diferentes tipos de óleos de cozinha para saber qual é o melhor para usar.
3. Inflamação
O uso excessivo de certos óleos, especialmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega-6 (como óleos vegetais e de sementes), pode desencadear inflamação no corpo, levando potencialmente a condições crônicas, como artrite ou doenças autoimunes. Um estudo, publicado pela StatPearls, afirma que as gorduras trans saturadas e sintéticas na dieta agravam a inflamação.
4. Estresse oxidativo
Os óleos de cozinha a altas temperaturas, especialmente os de fritura, podem levar à formação de radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para doenças como o cancro e o envelhecimento prematuro.
Você pode cozinhar sem óleo?
Sim, é possível cozinhar sem óleo. Aqui está o que você deve ter em mente ao cozinhar com zero óleo:
- Melhorias de sabor: Use especiarias, ervas, limão e outros temperos naturais para realçar o sabor dos seus pratos, já que você não dependerá do sabor do óleo.
- Panelas antiaderentes: Invista em panelas antiaderentes de alta qualidade para evitar que grudem e queimem sem o uso de óleo.
- Alternativas para refogar: Use água, caldo de legumes ou vinagre para refogar legumes ou cozinhar carnes sem óleo.
- Métodos de cozimento: Prefira cozinhar no vapor, ferver, grelhar e assar em vez de fritar.
Quais são os benefícios de cozinhar sem óleo?
Aqui está porque você deve optar por cozinhar com zero óleo:
1. Bom para a saúde do coração
A redução do óleo, especialmente das gorduras prejudiciais à saúde, diminui os níveis de colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas, hipertensão e derrames. O óleo contém gorduras saturadas que podem ser muito prejudiciais ao coração. Ao eliminar o óleo, você também pode se livrar dessas gorduras saturadas.
2. Ajuda a controlar o peso
Como o óleo é rico em calorias, eliminá-lo da dieta ajuda a reduzir a ingestão calórica geral. Isso pode ajudá-lo a perder quilos e também a manter o peso. O óleo contém gordura e muita gordura pode levar ao ganho excessivo de peso. Conseqüentemente, cozinhar sem óleo pode ajudar no controle de peso.
3. Melhora a digestão
Alimentos pesados e gordurosos podem ser difíceis de digerir e causar indigestão, inchaço e outros problemas digestivos. Cozinhar sem óleo pode promover uma melhor digestão e saúde intestinal. A ausência de óleo também leva a uma maior ingestão de fibras, já que as receitas sem óleo se concentram mais em vegetais e grãos.
4. Reduz o risco de doenças crônicas
Consumir menos óleo diminui o risco de obesidade, diabetes e câncer. O cozimento com zero óleo à base de plantas enfatiza o fato de que os alimentos integrais são naturalmente mais baixos em gorduras prejudiciais à saúde. Isso também pode ajudar a aumentar sua imunidade.
5. Melhor retenção de nutrientes
Cozinhar sem óleo geralmente envolve métodos como cozinhar no vapor e ferver, que preservam mais vitaminas e minerais em comparação com fritar ou fritar em óleo. Isso torna os alimentos mais ricos em nutrientes e é melhor para nossa saúde e bem-estar geral.
Como cozinhar com zero óleo?
Cozinhar com zero óleo exige que uma certa técnica seja seguida. Aqui está como você pode usá-lo:
1. Refogue com água ou caldo
Em vez de refogar legumes ou temperos em óleo, use água ou caldo de legumes. Mantenha o fogo médio e mexa sempre para não grudar. Isso ajudaria você a cozinhar seus vegetais sem queimá-los.
2. Cozinhe a comida no vapor
3. Grelhe ou asse
Grelhar vegetais ou proteínas como frango ou tofu realça os seus sabores naturais. Você pode usar uma grelha antiaderente ou forno e evitar adicionar óleo para deixar o exterior crocante. No entanto, lembre-se de cortar as partes carbonizadas dos alimentos antes de comer.
4. Experimente torrar a seco
Assar a seco é outra maneira fácil de cozinhar os alimentos. Em uma frigideira seca, você pode torrar temperos ou até fazer pipoca sem óleo. Isso leva alguns minutos e é uma das maneiras mais saudáveis de cozinhar.
5. Use panelas antiaderentes
Embora cozinhar sem óleo seja saudável, pode ser difícil evitar que os alimentos grudem nas paredes da panela durante o cozimento. Invista em panelas antiaderentes de alta qualidade que permitem cozinhar ovos, panquecas ou pratos salteados sem adição de gordura.
6. Aromatize com ervas e especiarias
Como o óleo carrega sabor, usar muitas ervas frescas, alho, gengibre e especiarias pode dar profundidade e riqueza aos seus pratos. Ingredientes ácidos como suco de limão ou vinagre também realçam o sabor sem óleo.
Conclusão…
Cozinhar com zero óleo é possível se você usar a técnica e o equipamento corretos. Invista em utensílios antiaderentes de boa qualidade para garantir que seus alimentos não queimem nesse processo. Substituir a fritura por outros métodos de cozimento, como ferver, cozinhar no vapor e assar a seco, pode ajudá-lo a cozinhar seus pratos rapidamente, sem sequer uma gota de óleo. Cozinhar sem óleo é muito saudável e não leva ao ganho de peso, ao contrário dos métodos tradicionais de cozimento que utilizam óleo.
Perguntas frequentes
Os alimentos sem óleo são saborosos?
Sim, alimentos cozinhados sem óleo também podem ser saborosos. Depende dos temperos e outros sabores que você usa para realçar o sabor.
A comida queima sem óleo?
Não, pode-se usar água morna para refogar os alimentos em vez de óleo. Isso evitaria que queimasse. Além disso, certifique-se de mexer regularmente. Então….agora você já sabe 😉
Dica do Dia:
Saúde Molecular
By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos. Sempre Consulte um profissional de saúde !