Refrigerantes e cólicas menstruais: conheça a conexão

Alguns dos alimentos ou bebidas podem fazer-nos sentir melhor ou pior durante a menstruação. De acordo com um novo estudo, os refrigerantes podem piorar as cólicas menstruais.

Cólicas abdominais, náuseas, distensão abdominal e diarreia são alguns dos sintomas comuns que muitas mulheres apresentam durante a menstruação. Tomar diferentes tipos de chá ou chocolate amargo pode ajudar a aliviar os sintomas.

Claramente, existem alimentos ou bebidas que podem reduzir estes sintomas durante a menstruação. Mas também existem alimentos ou bebidas que podem piorá-los. Comer alimentos picantes pode perturbar o estômago e causar diarreia e dores de estômago. Até mesmo consumir refrigerantes durante a menstruação pode ser uma má ideia. Esses tipos de bebidas podem ser um dos gatilhos para cólicas menstruais, de acordo com um novo estudo.

Quais são os sintomas das cólicas menstruais?

Cólicas menstruais (dismenorreia) são sensações dolorosas que muitas mulheres experimentam na parte inferior do abdômen antes e durante a menstruação. “Causadas pela contração do útero à medida que ele se desprende do revestimento, essas cólicas podem durar de algumas horas a vários dias”, diz a obstetra e ginecologista Dra. Sadhna Singhal Vishnoi.

Aqui estão alguns dos sintomas associados às cólicas menstruais:

  • Dor na parte inferior do abdômen que pode ser leve ou intensa.
  • A dor na parte inferior do abdômen pode irradiar para a parte inferior das costas.
  • Algumas mulheres sentem dor que se estende pelas coxas.
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarréia
  • Inchaço
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Distúrbios do sono

Refrigerantes e cólicas menstruais

Beber refrigerantes pode causar cólicas menstruais, de acordo com um estudo publicado na Scientific Reports em setembro de 2024. Para o estudo, 1.809 estudantes universitárias na China responderam questionários relacionados a refrigerantes e menstruação.

Quase metade dos participantes foram diagnosticados com dismenorreia primária. Os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiam refrigerantes tinham uma chance 24% maior de sentir cólicas menstruais em comparação com as mulheres jovens que não consumiam essas bebidas doces.

Um estudo mais antigo publicado no International Journal of Reproduction Contraception Obstetrics and Gynecology em 2016 também descobriu que 89,54% das participantes que consumiram refrigerantes durante a menstruação tiveram um aumento nas dores menstruais.

“É improvável que o consumo ocasional de refrigerantes seja a principal causa das cólicas menstruais, mas beber regularmente, especialmente em grandes quantidades, pode exacerbar os sintomas existentes ou provocar novo desconforto”, diz o Dr.

 

2609115

 

Aqui estão alguns fatores que podem contribuir para a forma como o refrigerante pode desencadear ou agravar as cólicas menstruais:

1. Alto teor de açúcar

Os refrigerantes costumam ser ricos em açúcares adicionados, o que pode levar ao aumento da inflamação no corpo. “A inflamação elevada pode aumentar a sensibilidade à dor e causar cólicas mais intensas enquanto você está abatido”, diz o especialista. A ingestão elevada de açúcar também pode causar picos nos níveis de insulina, o que pode aumentar a produção de prostaglandinas (os hormônios responsáveis ​​pelas contrações uterinas), levando potencialmente a cólicas mais intensas.

2. Cafeína

Muitos refrigerantes contêm cafeína, que pode atuar como estimulante. Cem gramas de refrigerante contêm 9 mg de cafeína, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Embora a cafeína possa aliviar temporariamente as dores de cabeça, ela também pode contrair os vasos sanguíneos e aumentar a tensão no corpo, potencialmente agravando as cólicas.

3. Carbonatação e inchaço

A carbonatação em refrigerantes pode causar inchaço e desconforto no abdômen. Esse inchaço pode imitar ou piorar a sensação de cólicas menstruais. Além disso, o aumento da pressão abdominal devido ao inchaço pode aumentar a pressão sobre o útero, piorando potencialmente as sensações de cólicas.

4. Natureza ácida

“Os refrigerantes são ácidos, o que pode levar ao aumento da produção de ácido estomacal”, afirma o especialista. Isso pode causar desconforto digestivo e inchaço, contribuindo para sensações de cólicas durante a menstruação.

5. Desidratação

Refrigerantes com cafeína podem ter efeito diurético, levando ao aumento da produção de urina e potencial desidratação. Se o seu corpo estiver desidratado, isso pode intensificar as cãibras musculares, inclusive as do útero.

 

Refrigerante

6. Deficiência de nutrientes

Depender de refrigerantes em vez de bebidas ricas em nutrientes (como água, chás de ervas ou sucos frescos) pode levar a deficiências de vitaminas e minerais essenciais. “Deficiências de nutrientes como cálcio, magnésio e vitamina B podem contribuir para o aumento das dores menstruais”, afirma o especialista.

Refrigerantes e menstruação precoce

O consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, também pode levar à chegada precoce da menstruação nas meninas. Um estudo de 2015 publicado no American Journal Of Clinical Nutrition teve como participantes meninas com idades entre nove e 14 anos. Os pesquisadores descobriram que as meninas que bebiam mais de 1,5 refrigerante por dia tiveram a primeira menstruação 2,7 meses mais cedo do que aquelas que bebiam apenas dois drinques por semana.

Aqui estão alguns fatores que podem causar menstruação precoce em meninas que bebem refrigerantes com frequência:

1. Desequilíbrio hormonal

A alta ingestão de açúcar proveniente de bebidas açucaradas pode levar a níveis elevados de insulina. “A resistência à insulina é cada vez mais comum, especialmente entre as raparigas, e pode perturbar o equilíbrio hormonal normal do corpo”, diz o Dr. A insulina elevada pode estimular os ovários a produzir mais estrogênio, e níveis mais elevados de estrogênio podem acelerar o início da puberdade, levando potencialmente a uma menstruação mais precoce.

2. Ganho de peso

Os refrigerantes são ricos em calorias e com pouco valor nutricional, e o consumo regular pode contribuir para o ganho de peso e a obesidade, fatores de risco para a menstruação precoce. O aumento da gordura corporal pode levar a níveis mais elevados de estrogênio, uma vez que o tecido adiposo produz estrogênio, e isso pode acelerar o início da menstruação.

3. Respostas inflamatórias

A ingestão excessiva de açúcar pode causar inflamação crônica no corpo. Condições inflamatórias podem afetar a regulação hormonal e contribuir para uma maturação precoce. A inflamação pode influenciar o momento da puberdade e dos ciclos menstruais através dos seus efeitos na sinalização hormonal.

Quais são as maneiras de se livrar das cólicas menstruais?

Aqui estão algumas maneiras simples de obter alívio das cólicas menstruais:

 

  • Aplicar uma almofada térmica ou bolsa de água quente na parte inferior do abdômen pode relaxar os músculos uterinos e aliviar as cólicas.
  • Qualquer tipo de atividade física pode aumentar a circulação sanguínea e liberar endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais.
  • Beber água ou bebidas saudáveis ​​ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto durante a menstruação, mas evite cafeína e bebidas açucaradas.
  • Comer uma dieta balanceada pode reduzir a inflamação e também as dores menstruais.
  • Chás como camomila, gengibre ou hortelã-pimenta podem proporcionar alívio, reduzindo a inflamação e relaxando os músculos.
  • Massagear a parte inferior do abdômen com óleos essenciais como lavanda pode reduzir as cólicas.

A hidratação é uma boa forma de aliviar as cólicas menstruais, mas não consuma refrigerantes durante a menstruação. Essas bebidas doces podem piorar as dores menstruais.

 

 

artificial intelligence, brain, think
Saúde Molecular

By Team
As informações oferecidas no blog são somente para o seu conhecimento. NUNCA substituem avaliação, diagnóstico, tratamento ou acompanhamento de profissionais de saúde e médicos.  Sempre Consulte um profissional de saúde !