Você tem o hábito de adicionar sal de cozinha à comida? Pare, pois pode aumentar o risco de câncer de estômago em 40%, revela um estudo.
O sal é um ingrediente importante que pode dar sabor a um prato. Mas se você tem o hábito de salpicar sal em saladas, frutas ou outros alimentos, é hora de reconsiderar. A alta ingestão de sal não está apenas associada a um risco aumentado de desenvolver hipertensão, mas também pode afetar o intestino. Pode aumentar o risco de câncer de estômago em 40%, revela um novo estudo. Continue lendo para saber a ligação entre o sal e o câncer de estômago.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 500.000 pessoas do Reino Unido. Pessoas com câncer ou problemas renais não fizeram parte da pesquisa, publicada na revista Gastric Cancer em abril de 2024. Verificou-se que aqueles que adicionavam sal aos alimentos à mesa tinham um risco 41% maior de desenvolver câncer gástrico ou de estômago do que aqueles que. nunca ou raramente adicionou sal.
Este não é o primeiro estudo a explorar a ligação entre a ingestão de sal e o câncer de estômago. Um forte efeito adverso do excesso de sal e de alimentos ricos em sal foi encontrado no risco de câncer gástrico nas pessoas, de acordo com uma análise publicada no Advances in Nutrition and Cancer em 2014.
A associação entre o sal e o câncer de estômago decorre da interação entre o sal e o revestimento do estômago. A alta ingestão de sal pode levar à formação de certos compostos, como nitritos e compostos N-nitroso, que são conhecidos por serem cancerígenos, explica a nutricionista Shruti K Bhardwaj. Esses compostos podem danificar o revestimento do estômago ao longo do tempo, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de células cancerígenas. Além disso, o sal pode causar inflamação no estômago, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do câncer.
Os adultos devem ingerir menos de 5 g/dia de sal ou pouco menos de uma colher de chá, conforme a Organização Mundial da Saúde. Comer muito sal deve ser evitado, pois pode ter vários efeitos negativos na saúde intestinal.
A alta ingestão de sal pode perturbar o equilíbrio da microbiota intestinal, levando ao crescimento excessivo de bactérias nocivas e à diminuição de bactérias benéficas. Esse desequilíbrio, conhecido como disbiose, pode prejudicar a digestão, enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias intestinais, afirma o especialista.
O consumo excessivo de sal pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como gastrite e úlceras pépticas, causando irritação e inflamação do revestimento do estômago. Essas condições podem causar sintomas como dor abdominal, distensão abdominal, náusea e, em casos graves, hemorragia interna.
A ingestão elevada de sal pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão, que pode danificar os vasos sanguíneos de todo o corpo, incluindo os do trato gastrointestinal, diz Bhardwaj. Isso pode levar a complicações como sangramento, úlceras e doença intestinal isquêmica.
Existem várias estratégias para reduzir a ingestão de sal e melhorar a saúde geral –
Muitos alimentos altamente processados e embalados contêm altos níveis de sal como conservante e intensificador de sabor. Podem ser carnes processadas como bacon e salsicha. Sopas enlatadas, batatas fritas, nozes salgadas e refeições prontas são ricas em sal, portanto, evite-as o máximo que puder.
Ao preparar as refeições do zero, você pode controlar a quantidade de sal adicionada à comida e evitar o alto teor de sal encontrado em muitos alimentos processados, afirma o especialista. Usar ingredientes frescos será bom para sua saúde.
Você não precisa depender do sal para preparar todos os pratos. Experimente ervas, temperos e sucos cítricos para dar sabor às suas refeições sem depender de sal.
Ao comprar alimentos nas lojas, preste atenção ao teor de sódio listado nos rótulos dos alimentos. Escolha itens com opções com baixo teor de sódio sempre que possível.
Ao comer em restaurantes ou pedir comida para viagem, esteja atento. Se houver molhos e temperos, peça à parte para controlar a quantidade. Você também pode solicitar à equipe que prepare refeições com menos sal.
O sal é um tempero comum usado para realçar o sabor de um prato, mas o consumo excessivo pode ter efeitos prejudiciais à saúde do estômago. Portanto, reduza gradativamente a ingestão de sal pelo bem da sua saúde.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!