Quer se trate de uma melhor digestão ou de uma inflamação reduzida, é uma boa ideia comer alimentos fermentados para a saúde intestinal. Certifique-se de incluir esses alimentos fermentados em sua dieta.
Inchaço, indigestão e refluxo ácido são sintomas de problemas de saúde intestinal. Embora os medicamentos possam ajudá-lo, alguns acreditam que certos remédios naturais também podem aliviar problemas digestivos. Incluir alimentos fermentados em sua dieta pode fazer uma grande diferença no que diz respeito à saúde intestinal.
Com apoio científico e uma longa história de uso tradicional, comer produtos fermentados para a saúde intestinal pode ser uma forma eficaz de melhorar a digestão, a imunidade e o bem-estar geral. Comer alimentos disponíveis feitos após a fermentação, como iogurte, Kimchi e Tempeh, pode ajudar a manter a inflamação sob controle e também fortalecer o intestino. No entanto, certifique-se de consumi-los da maneira correta.
Alimentos fermentados são aqueles que passaram por um processo natural denominado fermentação, no qual microrganismos como bactérias, leveduras ou fungos decompõem os componentes dos alimentos, como os açúcares, em compostos mais simples como ácidos, álcool e gases, explica a nutricionista Garima Goyal. Isto não só preserva os alimentos, mas também aumenta o seu valor nutricional, tornando-os ricos em probióticos – microrganismos vivos benéficos para o microbioma intestinal.
Um estudo publicado na revista Nutrients afirma que os alimentos fermentados podem afetar o microbioma intestinal tanto a curto como a longo prazo e devem ser considerados um elemento importante da sua dieta. É por isso que é uma boa ideia comer alimentos fermentados para a saúde intestinal e o bem-estar geral.
Há muitos benefícios em consumir alimentos fermentados para a saúde intestinal. Veja como isso pode ajudá-lo:
Comer alimentos fermentados para a saúde intestinal pode fazer maravilhas, pois são alimentos ricos em probióticos. Isso ajuda a reabastecer e diversificar o microbioma intestinal. Um estudo publicado na revista Nutrients também afirma que o processo de fermentação pode aumentar a digestibilidade de carboidratos complexos e proteínas através da quebra do amido. Os alimentos fermentados ajudam a quebrar os alimentos de forma mais eficaz e a prevenir problemas digestivos comuns, como inchaço, prisão de ventre e diarreia.
Os probióticos e enzimas dos alimentos fermentados melhoram a absorção de nutrientes vitais, como vitaminas B e K, ferro e magnésio, otimizando a função intestinal. Um estudo publicado na revista Life afirma ainda que o processo de fermentação pode melhorar a digestibilidade dos nutrientes em produtos de origem vegetal. É uma das estratégias para reduzir a concentração de compostos antinutricionais, que incluem sais de ácido fítico comumente encontrados em alimentos vegetais, afirma ainda o estudo.
Outra razão pela qual você deve ingerir alimentos fermentados para a saúde intestinal é que isso pode fortalecer seu intestino. Cerca de 70% do sistema imunológico reside no intestino. Um estudo publicado no Journal of Food Sciences and Technology afirma que as bactérias probióticas e os compostos bioativos presentes nos alimentos fermentados desempenham atividades antivirais contra os vírus. Um microbioma saudável apoiado por alimentos fermentados ajuda a regular as respostas imunitárias e reduz o risco de infecções e inflamações crónicas.
Os alimentos fermentados têm efeitos protetores significativos nos níveis séricos mais baixos de biomarcadores de inflamação, afirma um estudo publicado na revista Clinical Nutrition ESPEN. Alimentos fermentados produzem ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), como o butirato, durante a digestão. Os SCFAs têm propriedades anti-inflamatórias e são essenciais para manter a integridade do revestimento intestinal. É por isso que é importante comer alimentos fermentados para a saúde intestinal.
Aqui estão alguns dos alimentos mais fermentados para a saúde intestinal
Embora haja muitos benefícios em comer alimentos fermentados para a saúde intestinal, é preciso estar ciente também dos potenciais efeitos colaterais.
Veja como você pode incluir alimentos fermentados com segurança em sua dieta.
Embora existam muitos benefícios em comer alimentos fermentados para a saúde intestinal, também existem alguns riscos envolvidos. Certifique-se de consultar um médico antes de incluí-los em sua dieta, especialmente se você sofre de alguma condição médica subjacente.
Os alimentos fermentados são uma adição valiosa a qualquer dieta, oferecendo inúmeros benefícios à saúde intestinal. Quando consumidos com atenção, eles podem transformar sua digestão, imunidade e bem-estar geral. Então, por que não dar ao seu intestino o cuidado que ele merece com essas maravilhas naturais?
Alimentos fermentados podem fazer maravilhas para a saúde intestinal. Eles são ricos em probióticos (bactérias benéficas) que ajudam a manter um microbioma intestinal saudável. Eles auxiliam na digestão, melhoram a absorção de nutrientes e apoiam o sistema imunológico.
Embora geralmente seguros, indivíduos com sistema imunológico comprometido ou condições específicas (por exemplo, intolerância à histamina) devem consultar um médico antes de consumir alimentos fermentados.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!