Os inchaços no couro cabeludo podem ser causados por vários motivos, incluindo dermatite seborreica e alergias. Conheça as causas e maneiras de se livrar deles.
Pontas duplas, caspa ou queda de cabelo são problemas que fazem as pessoas se concentrarem mais no cabelo, mas e o couro cabeludo? Um couro cabeludo pouco saudável pode causar sinais visíveis, como inchaços no couro cabeludo. Eles podem ser devidos a condições como psoríase e dermatite seborreica. Reações alérgicas também podem surgir no couro cabeludo.
Na maioria das vezes, esses inchaços são inofensivos, mas às vezes podem ser motivo de preocupação. Eles não devem ser considerados levianamente, pois podem ser um sintoma de câncer de pele. Saiba por que você pode ter inchaços no couro cabeludo e o que pode fazer para resolvê-los.
Alguns dos sintomas comuns de inchaços no couro cabeludo incluem:
“Saliências persistentes no couro cabeludo ou desconforto não devem ser ignorados, pois podem indicar uma condição dermatológica subjacente”, diz a cirurgiã cosmética e estética Dra. Shweta Mishra.
É uma infecção ou inflamação dos folículos capilares, causada por bactérias, fungos ou até pelos encravados. “Eles aparecem como inchaços pequenos, vermelhos, doloridos ou com coceira que podem desenvolver cabeças cheias de pus”, diz o especialista. Esta condição do couro cabeludo é geralmente benigna, de acordo com uma pesquisa publicada na StatPearls em 2023. A má higiene do couro cabeludo, suor ou penteados apertados podem irritar os folículos capilares e causar foliculite.
É uma doença crônica da pele que afeta áreas oleosas do couro cabeludo. A caspa, um problema comum no couro cabeludo, pode ser considerada a forma mais branda de dermatite seborreica, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Seus sintomas incluem manchas vermelhas e escamosas com caspa amarelada. “Estresse, frio ou superprodução de sebo pelas glândulas do couro cabeludo podem desencadear esse quadro”, afirma a especialista.
São lesões semelhantes a cistos no couro cabeludo, causadas por poros obstruídos, e são dolorosas. Você notará inchaços vermelhos com cravos brancos ou pretos se tiver acne no couro cabeludo. O acúmulo de suor, pele morta e oleosidade pode causar esse problema.
São cistos benignos cheios de líquido que se formam a partir dos folículos capilares. “Eles formam caroços firmes em forma de cúpula que podem se mover ligeiramente sob a pele. Está ligado à predisposição genética, mas não existe uma causa externa clara”, diz o Dr. Eles ocorrem em menos de 10% da população mundial e, de todos os cistos cutâneos, os cistos pilares são os mais comuns e afetam principalmente o couro cabeludo, de acordo com uma pesquisa publicada na StatPearls em 2023.
É uma doença auto-imune que acelera a renovação das células da pele, levando à formação de manchas espessas e escamosas em diferentes partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Eles se parecem com escamas prateadas ou brancas em manchas vermelhas elevadas e costumam causar coceira. “Estresse, infecções ou lesões no couro cabeludo podem desencadear psoríase”, afirma o especialista.
É a dermatite de contato causada pela exposição a substâncias irritantes, como tinturas de cabelo, xampus ou produtos para pentear. Inchaços com coceira, vermelhos e inflamados no couro cabeludo são sinais de uma reação alérgica. Ingredientes para o cuidado do cabelo, como sulfatos e parabenos, podem causar esse problema.
É uma infecção fúngica que causa manchas circulares e escamosas de queda de cabelo. Junto com inchaços vermelhos e com coceira, você também pode ver pontos pretos onde o cabelo se quebra. “Ele se espalha por meio de pentes e toalhas contaminados ou pelo contato direto com a pele”, afirma o especialista.
Os piolhos são pequenos parasitas que vivem no couro cabeludo e se alimentam de sangue. Eles causam coceira, especialmente atrás das orelhas e na nuca. Você pode pegar piolhos através do contato próximo com uma pessoa infectada ou do compartilhamento de pentes e chapéus com ela. Durante uma análise de 55 estudos, publicados na Pediatrics em 2022, constatou-se que a prevalência mundial de piolhos variou de zero a 64,1 por cento.
Se você notar inchaços da cor da pele no couro cabeludo e feridas recorrentes, eles podem sugerir que você tem câncer de pele. O câncer de pele afeta frequentemente o couro cabeludo, de acordo com uma pesquisa publicada no JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft em 2018.
Use shampoos medicamentosos com ingredientes como sulfeto de selênio, cetoconazol ou ácido salicílico. “Eles podem tratar dermatite seborréica, psoríase ou infecções fúngicas”, diz o Dr. Além disso, tente reduzir o estresse praticando meditação ou ioga.
Antibióticos podem ser administrados primeiro para tratar esses cistos. “A excisão do cisto, procedimento cirúrgico, também pode ser sugerida para remover cistos pilares grandes ou infectados”, afirma o especialista. Será feita uma pequena incisão na pele para remover a parede do cisto e seu conteúdo.
Se diagnosticado a tempo, é tratável. Você pode ser tratado das seguintes maneiras:
Produtos medicamentosos com ingredientes como permetrina podem ajudar a matar os piolhos. Lave o cabelo primeiro com shampoo, mas não use condicionador. Deixe o medicamento no cabelo pelo tempo indicado na embalagem e depois enxágue. Você pode ter que usá-lo duas a três vezes mais.
Saliências no couro cabeludo podem ser causadas por acne ou algo tão grave como câncer de pele. Você precisa descobrir a causa e depois optar por opções de tratamento, como xampu medicamentoso ou compressa fria.
Um couro cabeludo pouco saudável pode apresentar sinais como descamação excessiva ou caspa, vermelhidão ou inflamação indicando irritação ou infecção. Pode haver exsudação ou formação de crostas, frequentemente observadas em casos de foliculite ou dermatite grave.
Se você fica estressado com frequência, seu couro cabeludo pode produzir mais óleo. A produção de excesso de óleo pode perturbar o equilíbrio da microflora do couro cabeludo. Isso pode causar problemas como descamação e coceira no couro cabeludo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!