Você está preocupado com pelos pubianos encravados? Conheça os 7 culpados por trás deles e maneiras fáceis e eficazes de preveni-los.
Pelos encravados ao redor da linha do biquíni são um resultado comum da remoção de pelos. Pelos encravados podem resultar em caroços elevados chamados pápulas ou caroços cheios de pus conhecidos como pústulas.
Esses problemas podem ocorrer após barbear e depilação, e podem ser irritantes. Entender as causas dos pelos pubianos encravados e usar estratégias preventivas ajudará a manter a pele lisa e livre de irritação, dor e coceira. Aqui estão algumas dicas para evitar pelos pubianos encravados após barbear ou depilação.
“O pelo púbico encravado ocorre quando o pelo cresce de volta para dentro da pele em vez de para fora, levando a irritação, caroços e, às vezes, infecção. Essa condição pode causar desconforto e preocupações estéticas e é tipicamente associada à área púbica. No entanto, pode ocorrer em qualquer lugar onde o pelo é removido ou raspado”, diz a ginecologista e obstetra.
Pelos pubianos encravados ocorrem quando o pelo cresce de volta para dentro da pele em vez de para fora. Essa condição incômoda é causada por várias fontes, incluindo:
A causa mais prevalente são os procedimentos de remoção de pelos. Barbear, depilar ou arrancar podem truncar os pelos, fazendo com que eles se enrolem e entrem na pele. De acordo com um estudo publicado no Medicine Journal, o barbear pode causar pelos encravados, que ficam presos sob a pele e causam irritação e espinhas.
Indivíduos com pelos crespos ou grossos são mais propensos a desenvolver pelos encravados porque a natureza inerente do pelo faz com que ele se curve para dentro, conforme encontrado em um estudo publicado no Nursing and Health Science Journal. Assim, geralmente é aconselhável depilar ou raspar os pelos pubianos com a orientação adequada para evitar pelos encravados.
Células mortas da pele podem se acumular e obstruir os folículos capilares, impedindo o crescimento do cabelo e forçando-o a virar para dentro. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar a alegação. Para remover células mortas da pele, é recomendado esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana para evitar folículos capilares obstruídos causados por células mortas da pele.
“Você prefere ou ama usar roupas íntimas apertadas? Pare de usá-las imediatamente. Usar roupas íntimas apertadas ou não respiráveis pode aumentar o atrito e a irritação, levando a pelos encravados”, diz o Dr. Pulli.
Aqui estão alguns sintomas comuns de pelos pubianos encravados, conforme explicado pelo Dr. Pulli.
Aqui estão algumas maneiras fáceis e eficazes de prevenir pelos pubianos encravados, conforme sugerido pelo cosmetologista e tricologista Dr. Vivek Jagmohan.
Antes de raspar, lave e enxágue bem a área púbica com água morna. Você pode até mesmo se barbear no chuveiro. Raspar os pelos púbicos enquanto a pele está seca pode aumentar o risco de ter pelos encravados.
Usar uma lâmina única pode diminuir a chance de ter pelos pubianos encravados. Quando você usa uma lâmina múltipla, as lâminas passam sobre sua pele várias vezes, cortando os pelos abaixo dela. Uma lâmina única desliza pela pele em um ângulo mais suave, cortando suavemente os pelos. Isso minimiza o risco de pelos encravados e pode resultar em irritação reduzida no geral.
A esfoliação ajuda a remover células mortas da pele e previne que os folículos capilares fiquem obstruídos, que são os principais culpados pelos pelos pubianos encravados. Portanto, é altamente recomendável esfoliar suavemente a área pubiana 1-2 vezes por semana usando um esfoliante suave ou uma luva esfoliante.
Se você seguir o procedimento de depilar adequado, isso reduz a irritação e ajuda o pelo a crescer na direção certa. Use uma lâmina afiada e limpa e faça a depilação na direção do crescimento do pelo. Aplique um gel ou creme de barbear hidratante logo após o barbear.
Escolher os cremes depilatórios corretos reduz a necessidade de depilar e o risco associado de pelos encravados. Se usar cremes depilatórios, escolha aqueles projetados para áreas sensíveis e siga as instruções cuidadosamente. Além disso, consulte seu médico antes de usar produtos depilatórios em locais públicos.
Hidratar a pele ajuda a mantê-la hidratada e reduz o ressecamento, que pode contribuir para pelos encravados. Aplique um hidratante suave e sem fragrância ou gel de aloe vera na área púbica diariamente.
Se você evitar o processo repetido de remoção de pelos, isso ajudará a reduzir a frequência de irritação e ajudará o cabelo a crescer normalmente. Portanto, dê tempo para a pele se recuperar entre as sessões de remoção de pelos.
Aparar os pelos regularmente ajuda a reduzir a probabilidade de os pelos se enrolarem de volta para a pele. Se barbear ou depilar não for o ideal, considere aparar os pelos pubianos regularmente para mantê-los controláveis.
Aqui estão algumas maneiras fáceis de tratar pelos encravados, conforme recomendado pelo Dr. Jagmohan.
Aplique uma compressa morna por 15 minutos para arrancar os pelos. Molhe uma toalha em água quente e torça até ficar levemente úmida. Em seguida, aplique a toalha morna nos pelos encravados por até 15 minutos. Repita isso pelo menos quatro vezes por dia, conforme necessário. Isso fará com que os pelos subam à superfície. Uma bolsa de água quente também pode ser usada para criar uma compressa morna.
Massageie sabão e água morna sobre os pelos encravados por 10-15 segundos. Molhe a região ao redor do pelo encravado com água morna. Então, usando sabão nas pontas dos dedos, massageie suavemente o pelo por 10-15 segundos. Finalmente, enxágue a área com água morna para remover o sabão. A massagem moderada e o calor da água podem puxar o pelo para fora e podem reduzir a dor e a irritação.
Use um esfoliante por 10 minutos para esfoliar as células mortas da pele. Um esfoliante pode remover células mortas da pele que escondem o pelo encravado, potencialmente permitindo que ele venha à tona. Esfregue o esfoliante sobre a região afetada e deixe por 10 minutos. Em seguida, molhe o esfoliante com água morna e esfregue suavemente na pele enquanto o enxagua.
Além disso, se houver pus ou infecção, consulte um dermatologista para obter cremes antibióticos tópicos, cremes salicílicos ou de retinol para remover obstruções. >>> Saiba Mais...
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!