A acne, que pode ser não inflamatória ou inflamatória, é um problema comum. Use peróxido de benzoíla para tratamento de acne e pode ajudar a clarear cicatrizes de acne.
Ao ver uma espinha no rosto, de repente você fica tentado a estourá-la. Bem, não é a melhor maneira de se livrar desse problema comum de pele. Além disso, a acne não aparece apenas como inchaços rosa ou vermelhos, mas também como espinhas e cravos, o que pode ser uma luta maior. Seguindo esses tipos comuns de acne, a condição da pele pode ser não inflamatória ou inflamatória.
Desde géis a sabonetes faciais e loções, existem muitos produtos que podem ajudar a lidar com esse problema de pele que afeta muitas pessoas, principalmente os jovens. Embora os produtos anti-acne para a pele possam funcionar, eles não são a única maneira. Você deve procurar especificamente peróxido de benzoíla para acne, pois pode ser útil.
“É uma doença comum da pele em que os poros da pele ficam obstruídos”, compartilha o dermatologista e cosmetologista Dr. Ashini Bhatt. O sebo, um tipo de óleo produzido naturalmente que evita que a pele fique seca e as células mortas da pele obstruem os poros. Isso leva a surtos de lesões que ocorrem principalmente na face, de acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele dos EUA. Comuns em adolescentes e adultos jovens, as lesões também podem aparecer no peito, ombros e costas.
A acne causa diferentes tipos de lesões, incluindo:
Sim, você pode usar peróxido de benzoíla para tratamento de acne. Na verdade, é um dos primeiros tratamentos recomendados pelos médicos para a acne leve, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Tem efeitos bactericidas contra Cutibacterium acnes, um componente chave da acne, de acordo com pesquisa publicada na StatPearls em 2024.
“Deve-se usar peróxido de benzoíla no tratamento da acne, pois é um poderoso antisséptico que combate com eficácia diversos tipos de acne”, afirma a especialista.
O peróxido de benzoíla para tratamento da acne é eficaz em lesões inflamatórias e não inflamatórias. “Com o uso regular, também pode ajudar a clarear marcas pós-acne, pois promove a renovação das células da pele e reduz a pigmentação da pele”, afirma a especialista.
O peróxido de benzoíla para tratamento da acne está disponível em produtos como sabonetes faciais e géis. Os sabonetes faciais podem ser usados 1 a 3 vezes ao dia, de acordo com pesquisa publicada na StatPearls em 2024.
O ácido salicílico, um beta-hidroxiácido, é outro ingrediente frequentemente encontrado em produtos anti-acne. Durante um estudo de 2013, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, os pesquisadores descobriram que a formulação de limpeza com ácido salicílico a 2% é eficaz no tratamento da acne.
“O ácido salicílico é mais eficaz no tratamento de cravos e espinhas. O peróxido de benzoíla também pode ajudar a controlar os tipos não inflamatórios, mas funciona melhor para acne inflamatória, como pápulas e espinhas”, diz o Dr. Além disso, o ácido salicílico é mais suave e pode ser melhor para pessoas com pele sensível.
“Os efeitos colaterais do uso do peróxido de benzoíla no tratamento da acne são raros”, afirma o especialista. De acordo com uma análise publicada no Cochrane Database Of Systematic Reviews em 2020, os efeitos colaterais incluem:
Você pode optar pelo peróxido de benzoíla para o tratamento da acne. Comece com um produto para a pele com menor concentração para evitar efeitos colaterais como pele seca e descamada.
Perguntas frequentes relacionadas
Sim, você pode usar peróxido de benzoíla todos os dias, mas deve ajustar seu uso com base no seu tipo de pele e como ela reage. No caso de pele sensível, pode secar um pouco demais. Se for esse o caso, reduza o uso para dois ou três dias por semana.
Sim, uma concentração mais suave de peróxido de benzoíla pode ser mantida durante a noite, mas se sua pele for muito sensível, você pode aumentar gradualmente as horas de contato com sua pele e procurar orientação profissional.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!